× SOBRE O 8º FÓRUM O ESPAÇO SP Sistema de Gerenciamento PROGRAMAÇÃO ESPAÇO SP NOTÍCIAS CONTATO

INFORMAÇÕES
(21) 97138-9021

Espaço São Paulo promove debate sobre aproveitamento da água e preservação florestal

quinta, 22 de março de 2018

Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de março, o auditório do Espaço São Paulo foi palco de uma palestra especial que tratou dos desafios do compartilhamento da água. Mediada pelo Coordenador de Recursos Hídricos/SP, Rui Brasil, a atividade contou com a participação do Diretor do Instituto das Águas do Paraná (Presidente do CBH-Paranapanema), Everton Luiz da Costa Souza e da Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marília Carvalho de Melo. A palestra chamou a atenção de muitos participantes, que lotaram o auditório do espaço.

Durante a tarde, foi realizada a palestra “Reflexão sobre a Gestão Paulista”. A atividade foi mediada pela Assessora Técnica da Secretaria do Meio Ambiente/SP, Laura Estela N. Perez,  e teve como palestrantes Oscar Gozzi (Prefeito de Tarumã/SP  e Presidente do CBH-Médio Paranapanema/SP) ,  Luiz Fernando Carneseca (Diretor de Outorga e Fiscalização do Departamento de Águas e Energia Elétrica/SP) e Malu Ribeiro, Representante da SOS Mata Atlântica no Conselho Estadual de Recursos Hídricos/SP.

Sem floresta não tem água e sem água não tem floresta

Malu Ribeiro destacou a necessidade de conscientizar a população que a preservação da água e das florestas estão interligadas:

“São muitos anos lutando para que o Brasil não só reconhecesse, mas que valorize a importância das florestas pra conservação da água, e sobretudo pra garantia de segurança hídrica da população. Isso que a gente vem mostrando com o Atlas da Mata Atlântica e com o monitoramento da qualidade da água nas bacias e rios do bioma mata atlântica nos 17 Estados do país foi reforçado, e reafirmado aqui pela UNESCO no relatório que foi lançado nesse Fórum Mundial da Água.

Veja que de 294 pontos de monitoramento da água nos principais rio da Mata Atlântica , só 4% desses tiveram a capacidade de manter, durante seca e tempo chuvoso, temporais, a qualidade de água boa. E foi quem que garantiu isso? A floresta, a proteção das florestas. Então, sem floresta não tem água e sem água não tem floresta. Os ecossistemas estão interligados. Nós precisamos colocar, para que o Brasil avance num desenvolvimento justo, equilibrado e sustentável , uma agenda verde a azul este ano, pra água limpa pra todos.”

PATROCÍNIO

COORDENAÇÃO



REALIZAÇÃO