× SOBRE O 8º FÓRUM O ESPAÇO SP Sistema de Gerenciamento PROGRAMAÇÃO ESPAÇO SP NOTÍCIAS CONTATO

INFORMAÇÕES
(21) 97138-9021

Espaço São Paulo tem auditório lotado para debates sobre saneamento

quarta, 21 de março de 2018

No terceiro dia do ciclo de palestras do Espaço São Paulo, foi realizado um debate com o tema, “Prevenção e Mitigação de Escassez”. Mediado pela Presidente do CBH-PS/SP pela Prefeitura Municipal de Piquete, Ana Maria de Gouvea, teve como palestrantes  o Secretário Adjunto de Meio Ambiente/SP, Eduardo Trani e o Preseidente da SABESP, Jerson Kelman.

A discussão despertou grande interesse do público, e o auditório ficou completamente lotado. Jerson Kelman, destacou o exemplo de países desenvolvidos, mas lembrou da necessidade de adaptar estes serviços ao perfil brasileiro:

“discutimos os temas mais relevantes e relacionados à água para a região metropolitana de São Paulo, como é o caso do Manancial Guarapiranga. Aqui, discutimos com muita franqueza os desafios e reconhecemos que a legislação existente não foi suficiente para evitar uma situação de ocupação desordenada, e que é preciso, então, modificar essa legislação e encarar o saneamento como parte da solução e não parte do problema.”

O presidente da SABESP ainda destacou como solução para o desperdício e consequente aproveitamento total da água, a implementação de tubulações de água apropriadas (mesmo que externa) nas casas em comunidade carentes, um vez que os “gatos” geralmente são feitos com mangueiras e canos que não comportam o volume de água utilizados, provocando vazamentos.

Entrevistado, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente/SP, Eduardo Trani, lembrou da importância da água para as cidades:

“Os nossos reservatórios de água, todos eles no Brasil, têm um problema muito forte com as metrópoles. E não há nenhuma metrópole que sofreu mais do que São Paulo. Somos 21 milhões de habitantes, maior do que muitos países do mundo, e nós temos um conflito enorme entre a qualidade da água, o uso dessa água e a preservação dessa água. E São Paulo traz aqui, para discutir nesse fórum mundial, sua experiência e como encarar o problema que é vital para a saúde das pessoas – a qualidade das águas de nossos reservatórios de abastecimento público.”

PATROCÍNIO

COORDENAÇÃO



REALIZAÇÃO